Pokémon Go: o guia completo para se tornar um mestre no jogo

Postado por: ozueira Gamer
pokemon-go-f451-1
por Daniel Junqueira
Pokémon Go finalmente está disponível no Brasil, e usuários de smartphones Android e iOS já podem sair pelas ruas das cidades do país capturando as criaturas da série. O jogo é um fenômeno nos lugares onde já foi lançado e é difícil imaginar que seja diferente por aqui.

Mas é bom saber algumas coisinhas antes de sair apontando seu smartphone para todos os cantos em busca de Pokémon. Separamos algumas dicas para que você aproveite ao máximo o jogo enquanto tenta capturar todos os 150 monstros disponíveis nesse primeiro momento.
Faça o download de Pokémon Go na Play Store, para Android; ou na App Store, para iOS.

Escolha um método de login

Pokémon Go permite tanto usar a sua conta do Google quanto criar uma nova para a sua versão virtual dentro do jogo. Nos países em que o jogo já está disponível, a percepção das pessoas é que a conta do Google é mais estável do que a outra opção. Não é possível mudar de uma para outra, então é bom pensar bem antes de tomar essa decisão.

Personalize o seu treinador

pokemon-go-1
O visual do seu treinador pode ser personalizado, embora não seja algo lá muito aprofundado – você escolhe gênero, cor dos olhos, do cabelo, roupas e um estilo de mochila.
Feito isso, o professor Willow vai dar algumas instruções básicas de como jogar.

Escolha o seu Pokémon inicial

Quem jogou os games que deram início a toda a franquia – Red e Blue, considerando o lançamento ocidental (no Japão foram lançados Red e Green, e depois Blue) – sabe bem quais são as criaturas a se escolher logo de cara. Charmander, de fogo; Bulbassauro, de planta; ou Squirtle, de água. Os três vão aparecer na sua frente e você pode escolher qual deles vai capturar para iniciar a sua jornada.
Mas e se eu não quiser um desses?
Bem, vamos dizer que você não gostou das opções iniciais. Então é só se distanciar do trio algumas vezes que uma quarta opção é oferecida: Pikachu, o mascote da série que também serve de Pokémon inicial na versão Pokémon Yellow.
Com o seu Pokémon inicial capturado, está na hora de começar a jornada.

Explore o mundo em busca de novos Pokémon

A interface de Pokémon Go não é muito complicada, mas é bom entender o que são algumas das coisas que aparecem nela. Pequenos pontos verdes representam locais em que há Pokémon disponíveis para captura. Cubos azuis são PokéStops – locais em que você pode conseguir itens como novas pokébolas e ovos. Por fim, os ginásios são representados por torres de diferentes cores (definidas de acordo com a equipe que lidera esse ginásio – falaremos mais disso em seguida).
Nos pontos verdes com Pokémon disponíveis você encontra – isso mesmo – Pokémon. Vá até um desses locais para capturar novas criaturas. Se não encontrar nada por perto, use um dos incensos dentro do jogo para atrair os bichinhos para perto de você.
As espécies de Pokémon podem aparecer em diferentes horários do dia, então não deixe para jogar só pela manhã ou só à noite – reserve um tempinho sempre que possível em todos os períodos que der para conseguir diferentes criaturas.

Espera um pouco, como eu capturo um Pokémon?

pokemon-go-f451-4
É verdade que o jogo ensina como capturar Pokémon, mas vamos lá. Assim que um monstro aparecer na sua tela, toque nele para entrar no modo de “captura”. O bichinho vai começar a dançar ao redor da sua tela e tudo o que você precisa fazer é lançar uma pokébola em direção a ele – para isso, espere o círculo verde que aparece na tela ficar pequeno para atirar a esfera milagrosa que armazena Pokémon.
No começo pode ser difícil acertar o timing do lançamento das pokébolas, mas com o passar do tempo – e capturando vários e vários bichos – você acaba ficando craque.
Quanto mais forte for o Pokémon, maior é a chance dele escapar da sua pokébola. É bom sempre ter várias, já que se você lançar uma e não conseguir capturar, ela será perdida. Às vezes uma criatura é forte demais para as pokébolas convencionais – nesse caso, o círculo ao redor dele será vermelho, e é bom arranjar as Razz Berries para conseguir capturá-la. Mais adiante falaremos sobre a aquisição de novas pokébolas.
As Razz Berries ajudam a capturar Pokémon raros e com Combat Power (CP) maiores – quando o anel estiver vermelho ou laranja, comece a usar essas berries, que são obtidas quando seu nível está mais elevado (a partir do nível 8).
E não se esqueça que é possível renomear os Pokémon – dê um apelido para ele que seja do seu agrado, caso não queira manter o nome da espécie.

Evolua os seus Pokémon (e o seu treinador!)

Quanto mais Pokémon você capturar, mais experiência ganhará, e seu nível de treinador subirá. É preciso ter nível cinco para desafiar ginásios, por exemplo, por isso é sempre uma boa ideia capturar o monstro que encontrar – mesmo que você já tenha um daquela espécie.
Já a evolução dos Pokémon é diferente dos jogos tradicionais. Em vez de colocá-los para batalhar contra outros Pokémon, você precisa coletar alguns itens. Os Stardust servem para todas as espécies, enquanto os doces são para espécies específicas. Capture vários da mesma espécie e troque com o professor Willow por doces, e assim conseguirá evoluir para o próximo estágio – que sempre é mais forte que o anterior.

Conquiste os ginásios

pokemongo-iphone
A partir do nível 5 você pode visitar e desafiar os ginásios Pokémon que, diferentemente dos jogos convencionais da série, não são liderados por um treinador poderoso e experiente que dá uma insígnia caso saia derrotado em uma batalha. Em Pokémon Go, os ginásios são lugares da cidade que costumam ser bastante visitados por pessoas e podem ser dominados por equipes.
São três equipes no jogo: o Team Mystic, de cor azul, que tem como seu guardião o Pokémon lendário Articuno; o Team Instintic, de cor amarela, que tem como guardião o lendário Zapdos; e o Team Valor, de cor vermelha, que tem como guardião o lendário Moltres. Você pode se juntar a amigos para fazer parte de uma única equipe, ou entrar na equipe que bem entender. O importante é ocupar o ginásio – para isso, use seu Pokémon mais forte em uma batalha contra outro Pokémon que está lá guardando o ginásio.
Se diversas pessoas do Team Valor, por exemplo, desafiarem e vencerem batalhas em um ginásio que aparece com a cor amarela no mapa, significa que esse espaço passou a ser dominado por esse time, e não pertence mais ao Team Instintic.
Mas você também pode enfrentar pessoas do seu próprio time em um ginásio dominado pelo seu time para aumentar o prestígio dele. Quanto maior for o prestígio de uma equipe dentro do próprio ginásio, mais difícil será para os membros das outras equipes derrubarem o domínio e passarem a liderar esse espaço.
As batalhas são automáticas, nada de escolher qual ataque vai ser usado em turnos. O atributo mais importante é o Combat Power do seu Pokémon: quanto mais alto, maior a chance de ele vencer a batalha. Depois de conquistar um ginásio, você pode deixar um Pokémon seu guardando ele para ser desafiado por membros de outras equipes que tentarem dominar aquele espaço.

Visite frequentemente os PokéStops

pokemongo-game
Pontos de interesse de uma cidade são transformados em PokéStops dentro do jogo. Monumentos, lugares curiosos, igrejas, diversos espaços diferentes servem para o propósito de aglomerar jogadores de Pokémon Go interessados em conseguir itens novos. Como mais pokébolas, incensos, iscas, berries e poções.
Visite um desses sempre que possível para ganhar mais desses itens, que serão importantíssimos durante a sua aventura pela cidade. Vai chegar um momento em que suas pokébolas vão acabar, ou não serão boas o suficiente para capturar certas espécies – nos Poké Stops você consegue Razz Berries. Lucky eggs também costumam aparecer neles e fazem suas ações renderem mais experiência durante um período de tempo.
Para coletar os itens de um PokéStop, vá até ele, abra o jogo e espere a caixa mudar para um símbolo de Pokémon – toque nele, gire a imagem e receba os itens. Visite-os várias e várias vezes, já que os itens de um PokéStop costumam voltar a aparecer depois de algum tempo.
Outra opção que você tem para conseguir esses itens é gastar o seu suado dinheirinho nas microtransações dentro do jogo.

Pague para conseguir as coisas com mais rapidez

Pokémon Go é um jogo gratuito, mas não exatamente. Ele segue o modelo free-to-play tão comum em jogos mobile: você não paga pelo download, mas pode comprar coisas com dinheiro de verdade para usar dentro do jogo.
Neste caso, seu dinheiro real pode ser trocado por Pokécoins, a moeda interna do jogo. E Pokécoins podem ser trocadas por itens – os mesmos que você adquire jogando, ou seja, não é necessário gastar para jogar, mas isso vai facilitar muito a sua vida.
Com US$ 1,49 você adquire 100 Pokécoins. Com 100 Pokécoins, consegue 20 pokébolas, ou com 80 Pokécoins pode adquirir um incenso ou Lucky Egg. Quando mais itens você comprar de uma vez, mais barato eles ficam – dá para gastar até US$ 159,99 (!!) por 14.500 Pokécoins, o que rende muita coisa dentro do jogo.

Como funcionam os ovos

Durante a sua aventura você vai ganhar alguns ovos, e eles podem chocar e virar novos Pokémon ou itens. Para chocá-los, você precisa de uma incubadora: inicialmente o jogo dá uma para cada jogador, mas é possível comprar mais.
Para os ovos chocarem, você precisa andar certas distâncias – pode ser uns dois quilômetros, ou até mesmo dez. E a distância só passa a ser contada a partir do momento em que o ovo está na incubadora. Se não estiver, não adianta nada passar a vida inteira caminhando que ele não deixará nunca de ser um ovo.

E o que mais?

pokemongo
Com as dicas acima você começa – e até avança um pouco – na sua aventura, mas é bom ficar de olho em algumas outras coisas para que nenhum fator extrajogo prejudique o seu desempenho.
Mantenha o jogo sempre aberto
Os passos para os ovos chocarem só são contados se o aplicativo estiver aberto no seu smartphone. Você só encontra diferentes criaturas se estiver com o app aberto. Por isso, quando estiver jogando, é uma boa ideia deixá-lo mesmo que seja em segundo plano, caso contrário seu esforço não valerá de nada.
Ele gasta muita bateria
Pokémon Go consome bateria loucamente – até por combinar recursos como GPS, câmera, entre outras coisas. Se quiser sair para jogar, tenha certeza de que a bateria está cheia. Ou então ande sempre com power banks por aí.
Desligue a realidade aumentada
Se quiser jogar por mais tempo com consumo menor de bateria, desligue a realidade aumentada. Ela serve para fazer os Pokémon ganharem vida no mundo real: aponte a câmera do smartphone para um lago e encontre uma Magikarp, por exemplo, e ela será exibida na tela do smartphone como se realmente estivesse no lago. Só que isso não é necessário para o jogo, e você pode desativar esse recurso e jogar como se fosse um game comum. Um ícone no canto superior direito da tela do jogo faz isso para você.
Controle o seu consumo de dados
Pokémon Go precisa estar sempre conectado à internet. E na rua nem sempre há conexões Wi-Fi disponíveis. Portanto, ele vai consumir o seu plano de dados. Segundo relatos por aí, uma hora de jogo consome cerca de 10 MB de dados. Tenha isso sempre em mente para não se assustar quando sua franquia acabar por ter jogado Pokémon por tempo demais.
pokemon-go-2

Comentários:

0 comentários:

Postar um comentário